terça-feira, 24 de agosto de 2010

ATIVIDADES DO EIXO 3 - TECNOLOGIA

Atividade 3.1 – Socialização do PITEC


Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC.

Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado.Orientações:

1. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista;

2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-3_1_Socializa_PITEC_seunome;

3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Socialização do PITEC”.

4. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.

Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo

Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.

Orientações:

1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma;

2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”

3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.

Atividade 3.3 – Mapa conceitual do PITEC

Durante a socialização do PITEC que ocorreu na atividade 3.1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser reformulados.

O Projeto que foi esboçado no eixo 1, colocado em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3, deverá ser reformulado; a partir dessa nova versão, a atividade é de elaboração de um Mapa conceitual do PITEC.

Orientações:

Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos) e salvar com o nome de arquivo: ativ 3_3 Mapa_PITEC_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa PITEC”.

OBS. Link do software CMap Tools http://cmaptools.softonic.com.br/download#pathbar é só baixar e esta em portugues. Link do tutorial de como utilizar o software acima http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

Atividade 3.4 Reflexão sobre a aprendizagem

O que aprendemos sobre Mapas Conceituais?
O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC?
E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?

A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Orientações:

1. Acessar o item Diário de Bordo;

2. Selecionar seu nome na listagem;

3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário